A competição da Fifa, que reúne os campeões continentais e o campeão mundial, além dos anfitriões, terá em campo três dos favoritos ao título em 2010: Brasil, Itália e Espanha.
O resultado da Copa das Confederações pode até não ser um grande indicativo sobre o que acontecerá no Mundial - em todas as edições realizadas no ano anterior ao maior evento do futebol, nunca o campeão chegou à glória máxima. Quem esteve mais perto foi o Brasil, campeão da Copa das Confederações em 1997 e vice mundial em 1998.
De qualquer forma, a competição é válida como um teste interessante, não apenas dentro de campo, mas também fora dele. A África do Sul terá a oportunidade de verificar a que ponto anda sua organização para o Mundial. Verificar as falhas agora será importante para que elas sejam corrigidas nos próximos doze meses.
O torneio de 2009 reserva alguns duelos interessantes, como o reencontro entre Brasil e Itália após a vitória brasileira por 2 a 0 no amistoso de fevereiro. Será ainda a oportunidade para rever Bora Milutinovic, técnico com cinco Copas do Mundo no currículo, agora à frente do Iraque. Bora medirá forças com a África do Sul, de Joel Santana, que vai se afirmando depois de um início complicado.
E a Espanha, conseguirá ampliar sua invencibilidade de 32 jogos? Vicente del Bosque substituiu Luis Aragonés após o título da Eurocopa e acumulou dez vitórias consecutivas - feito inédito para um início de trabalho em qualquer seleção. Muitos dizem que a Furia é a melhor seleção do mundo na atualidade.
É para não desgrudar os olhos da televisão.
A Trivela.com preparou um especial sobre a Copa das Confederações, com apresentação das oito seleções - incluindo ficha de todos os jogadores e técnicos -, a história do torneio, as sedes e os árbitros escalados. E o EsporteAcari.blogspot.com, divulga aqui especialmente para vocês.
Confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário