quarta-feira, 10 de junho de 2009

Natal poderá sediar jogos também das oitavas

O empenho de Natal em se tornar uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 já começou a dar resultados. A Fifa anunciou na manhã desta quarta-feira (09), em reunião exclusiva com a prefeita Micarla de Sousa e equipe do Governo do Estado no Rio de Janeiro, que a capital potiguar poderá sediar os jogos do campeonato até a fase das oitavas de final.
O anúncio foi feito pelo engenheiro de estádios da Fifa, Carlos De La Corte, depois de Prefeitura de Natal e Governo do Estado apresentarem os detalhes técnicos do projeto da Arena das Dunas, em reunião fechada que seguiu das 9h às 11h desta terça, no Hotel Windsor, Barra da Tijuca. Requisitos como rede hoteleira, cadeia turística e a própria estrutura do Estádio das Dunas fizeram com que De La Corte desse a notícia.
“A reunião foi muito positiva porque mostramos a eles (Fifa e CBF) que Natal não quer ser apenas mais uma sede da Copa do Mundo, mas sim a melhor sede”, acrescentou Micarla de Sousa. A Prefeitura e o Governo do Estado apresentaram juntos o projeto potiguar ao Local Organizing Committee (Loc), formado por membros da Fifa e da CBF.
Na reunião, Micarla de Sousa, acompanhada dos secretários municipais de Obras e Viação, Demétrio Torres e Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, além do procurador geral Bruno Macedo, falou das potencialidades econômicas e turísticas da cidade, bem como dos projetos em infra-estrutura que estão programados com a chegada da Copa do Mundo. O secretário estadual de Turismo Fernando Fernandes também fez uma apresentação em nome do Governo do Estado.
Os arquitetos Felipe Bezerra e Antônio Paulo Cordeiro, responsáveis pelo projeto do Arena das Dunas, mostraram os detalhes técnicos do novo estádio à Carlos De La Corte, à gerente geral da Copa do Mundo 2014, Joana Havelange e o relações institucionais da CBF, Mário Rosa. Técnicos do BNDES e representantes do Governo Federal também estiveram presentes à reunião.
Para Micarla de Sousa, o resultado do encontro com o Comitê Local foi extremamente positivo porque Natal se mostrou avançada em relação a outras capitais. Como a cidade se dispôs a reconstruir o estádio Machadão, irá sair na frente de outras cidades-sede, que terão que fazer inúmeras adequações em seus estádios atuais.
Logo após a reunião com o Loc, a chefe do executivo natalense seguiu para uma audiência com técnicos da Fundação Getúlio Vargas, com quem irá fechar uma parceria para desenvolver o estudo de viabilidade técnica dos projetos da capital para a Copa do Mundo. Todas as cidades-sede terão que entregar esses estudos até o dia 31 de agosto desse ano.
“Como muitas outras capitais já sabiam que seriam sedes da Copa do Mundo, já deram início aos seus estudos. Mas isso não será um empecilho para Natal, será mais um desafio que iremos cumprir, assim como todas as exigências da Fifa”, disse Micarla de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário