segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jogadores potiguares e a amarelinha

No atual momento da seleção, uma pergunta curiosa me surgiu e me fez pesquisar bastante para vir aqui e escrever esse texto: quais jogadores potiguares já vestiram a "amarelinha"?

Fui ao google, aos sites dos clubes potiguares, etc. Descobri que Alberi não é potiguar, mas pernambucano (acredito que poucos tinham conhecimento disso). Descobri também que tem jogador que na seleção chegou mas por aqui não jogou profissionalmente. E depois de tanta pesquisa (espero, enfim, não estar divulgando uma informação falsa), conclui que os jogadores potiguares que já vestiram a camisa da seleção brasileira foram: Dequinha, Marinho Chagas, Nonato, Souza, Matuzalém, Richarlyson e Apodi.

Um pouco da história de cada um desses jogadores

Dequinha - José Mendonça dos Santos. Nasceu em 19 de Março de 1928 em Mossoró. Começou a carreira em 1945 jogando pelo Atlético de Mossoró. Jogou depois no Potiguar e no ABC, onde foi campeão estadual. No Flamengo, Dequinha fez história e foi convidado a jogar pela seleção do Brasil. Jogou na seleção entre os anos de 1954 e 1956. Disputou a Copa do Mundo de 1954 e participou de uma temporada do Brasil pela Europa nos preparativos para o mundial de 1958, na Suécia.

Marinho Chagas - Francisco das Chagas Marinho. Nasceu em 8 de Fevereiro de 1952 em Natal. Marinho Chagas começou a carreira na modesta equipe do Riachuelo, do Rio Grande Norte, em 1969. No ano seguinte, foi para o ABC e depois para o Náutico e Botafogo, onde fez história. Com a camisa do Botafogo, Marinho Chagas se transformou em um dos melhores laterais-esquerda na época e acabou tendo a chance de disputar a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Marinho ainda venceu duas vezes a "Bola de Prata" nos anos de 72 e 73.

Nonato - Raimundo Nonato da Silva. Nasceu em 23 de fevereiro de 1967 em Mossoró. Lateral-esquerdo assim como o Marinho. Jogou pelo Baraúnas, ABC e terminou no Cruzeiro, onde fez história. Nonato vestiu a camisa da seleção três vezes em junho de 1993, sendo convocado para jogos contra os Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra.

Souza - José Ivanildo de Souza. Nasceu em Itajá, município próximo a Assu. Ídolo do América e atualmente no clube. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira por 11 vezes, entre os anos de 1995 e 1996.

Matuzalém - Matuzalém Francelino da Silva. Esse jogador foi revelado pelo América e aos 17 anos foi para o Vitória da Bahia. Jogou na seleção sub-17, pela qual foi campeão do mundial da FIFA sub-17 no ano de 1997. Matuzalém também jogou pela seleção sub-20 em 1999. Hoje joga pela Lázio, da Itália.

Apodi - Luis Dialisson de Souza Alves. Nasceu em 13 de Dezembro de 1986 em Apodi. Foi convocado para a seleção olímpica, mas não conseguiu garantir a sua vaga. Jogou pela seleção no Pan-Americano de 2007 no Rio de Janeiro.

Richarlyson - Richarlyson Barbosa Felisbino. Nasceu em 27 de Dezembro de 1982 em Natal. Richarlyson não jogou profissionalmente por nenhum clube do RN. Hoje joga no São Paulo , clube pelo qual conquistou três Campeonatos Brasileiros seguidamente. Pela seleção, jogou apenas um amistoso contra a Irlanda no dia 06/02/08.

Tivemos ótimos jogadores potiguares vestindo a camisa da seleção, pricipalmente os mais antigos. Outros, mais atualmente, não conseguiram se firmar.

Uma crítica ao futebol potiguar também não passará despercebida por aqui. É possível perceber que os últimos jogadores potiguares que chegaram à seleção não se destacaram jogando por clubes locais. Escassez de investimentos nas categorias de base é com certeza a causa desse probelma. Os únicos jogadores potiguares que hoje jogam pela seleção brasileira são André e Alessandro (Geléia). Mas não é a seleçao de futebol de campo. É a seleção de Beach Soccer!

Enfim, depois de muita pesquisa sobre o assunto, consegui chegar à essa resposta.

Uma última observação. Nós, do Esporte Acari, temos a intenção de contribuir com mais textos sobre curiosidades do futebol potiguar e principalmente acariense. É por isso que, em breve, nossa equipe estará abrindo uma seção especial aqui no blog.

Um comentário: